segunda-feira, 29 de agosto de 2011

EAD e seus índices de crescimento

Atualizado em 07/04/2011 às 00:12

O que é EAD (Educação à distância)?

Educação à distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

Na expressão "ensino à distância" a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina à distância). Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada.

Hoje temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou à distância) e educação à distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte à distância, através de tecnologias. A educação à distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.

Outro conceito importante é o de educação contínua ou continuada, que se dá no processo de formação constante, de aprender sempre, de aprender em serviço, juntando teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações e relações.

A educação à distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação.

Há modelos exclusivos de instituições de educação à distância, que só oferecem programas nessa modalidade, como a Open University da Inglaterra ou a Universidade Nacional à distância da Espanha. A maior parte das instituições que oferecem cursos à distância também o fazem no ensino presencial. Esse é o modelo atual predominante no Brasil.

As tecnologias interativas, sobretudo, vêm evidenciando, na educação à distância, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.

Na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual (que conectam pessoas que estão distantes fisicamente como a Internet, telecomunicações, videoconferência, redes de alta velocidade) o conceito de presencialidade também se altera. Poderemos ter professores externos compartilhando determinadas aulas, um professor de fora "entrando" com sua imagem e voz, na aula de outro professor... Haverá, assim, um intercâmbio maior de saberes, possibilitando que cada professor colabore, com seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento, muitas vezes à distância.

Crescimento da modalidade

Com impressionantes índices de crescimento em diversos países, a educação à distância se tornou não apenas uma alternativa ao ensino presencial, mas uma nova linguagem que veio para ocupar espaço em diversos pontos do globo.

O fenômeno da educação à distância tem atravessado fronteiras. O desenvolvimento tecnológico possibilitou a diversificação do tradicional ensino por correspondência e abriu oportunidades para que países com baixo acesso à educação melhorassem seus índices. E mesmo nações reconhecidas pelo padrão educacional aproveitam a modalidade para a capacitação profissional ou para a educação continuada. Ou seja, a EAD se transformou em um fenômeno global.

A França, por exemplo, oferece suas mais renomadas universidades como opção de formação de suas ex-colônias. Os Estados Unidos provam que estão à frente na questão tecnológica e já investem em redes sociais, ambientes virtuais e até iPods, mas estudam prioritariamente pela internet.

E a Espanha vai em busca de outros mercados, amparada pela abrangência da língua espanhola. Prova de que esse mercado também já se globalizou, como já constataram algumas instituições brasileiras que começam a mirar no mercado internacional.

Outro dado impressionante é que, mesmo em países com processo educacional já amadurecido, os números da educação à distância não param de crescer. Nos Estados Unidos, mais de 3,9 milhões de estudantes fizeram, pelo menos, um curso on-line durante o outono de 2007. Cinco anos atrás, a marca era de 1,6 milhão de alunos.

Pesquisa da Alfred P. Sloan Foundation afirma que os dados de 2007 representam um salto de 12,9% em relação ao ano anterior, superando, de longe, os 1,2% de crescimento da população universitária obtido em igual período.

Segundo o diretor de programas da Sloan Foundation, Frank Mayadas, o número de matrículas em cursos à distância cresceu anualmente 20% nos últimos seis anos. "Este modelo continuará crescendo rapidamente, a taxas, talvez, de 10%", diz. Ele acredita ainda que há uma forte tendência para a adoção de cursos híbridos, que combinam aulas presenciais e on-line.

No Reino Unido, a Open University é a maior e a única universidade da região dedicada ao ensino à distância. Seus cerca de 200 mil alunos, inclusive de outros países da Europa, possuem acesso a aulas por meio de recursos da web, podcasts e CD-ROMs. A cada semana, mais de 50 mil de suas faixas são baixadas do iTunes.

Segundo informações do Conselho Britânico, cerca de 90% das universidades presenciais da Grã-Bretanha já desenvolveram segmentos de ensino à distância em muitas áreas e em vários níveis. Os setores empresarial e industrial também estão utilizando intensamente este modelo na formação de seus funcionários.

Em Portugal, o ensino à distância também segue a tendência de crescimento. A Universidade Aberta, fundada em 1988, tornou-se, no ano letivo 2008-2009, a primeira e única universidade pública do país a oferecer todas as licenciaturas e mestrados pela internet, em regime de e-learning.

E a Universidade de Coimbra lançou no ano passado 17 cursos de ensino à distância, em setores como o empreendedorismo e robótica à gestão escolar e ao comércio eletrônico.

Para além dessas referências, a educação à distância se tornou um importante mecanismo de inclusão especialmente para os países muito populosos. Assim como o Brasil, Índia, Indonésia, Turquia e China se destacam pela qualidade dos modelos de suas universidades abertas. Ao contrário da forte regulamentação brasileira, esses países têm preferido o sistema de "funil ao contrário". Na Índia todos os alunos são aceitos, o difícil é completar os cursos, que exigem muita dedicação.

O Instituto Symbiosis, por exemplo, possui mais de 100 mil estudantes em cursos profissionais de ensino à distância. O governo indiano também anunciou este ano o lançamento de um laptop de US$ 20, como forma de ampliar o acesso à educação e impulsionar a educação à distância no país. E algumas estimativas consideram que o mercado de EAD indiano movimentou cerca de US$ 23 bilhões ainda em 2004.

Vista como um fenômeno global, fica claro que a EAD veio para ficar. Instituições com tradição no ensino presencial estão tendo de se adaptar à modalidade, mesmo que seja no caráter de semipresencialidade.

Créditos: Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo | Revista Ensino Superior

3 comentários:

  1. Não importa quando e onde a pessoa esteja, poderá acessar seu curso on-line. Não há limitação geográfica.
    Na maioria dos casos, a qualquer época do ano, você pode iniciar um curso on-line. Nada de ficar esperando abertura de turmas ou ficar preso a prazos rigorosos.
    Não importa seu grau de dificuldade, você não está preso ao ritmo dos outros demais alunos.
    O aluno precisa saber utilizar as tecnologias empregadas no curso: gravadores de áudio, computadores, Internet, software de gerenciamento de cursos, etc. Em geral, não são necessários conhecimentos muito elevados nessas tecnologias, mas, um mínimo é indispensável. É necessária persistência para aprender a trabalhar com elas, antes que a matéria se acumule e fique difícil vencer o atraso. Essa é uma das maiores causas da desistência nos cursos de EAD. Vejamos um exemplo: quando um aluno não sabe utilizar os recursos de comunicação (e-mail, por exemplo), pode ficar impossibilitado de comunicar-se com o professor e com os colegas; esse problema gera dificuldades no esclarecimento de dúvidas e na troca de idéias; além disso, pode ocasionar uma sensação de isolamento ou solidão, que é muito desfavorável para a motivação e a persistência.

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  2. O tempo e o dinheiro economizados ao fazer um curso online, dependendo de seu ritmo, permitirão que seja m feitos outros cursos em paralelo.
    Nada de custos com deslocamentos e alimentação para o local. O provedor dos cursos tem bastante economia já que não precisa disponibilizar salas de aula, professores exclusivos, enfim, toda a infraestrutura necessária, possibilitando inclusive melhores preços quando comparado ao do curso presencial.
    Ainda não dá para se equiparar a reputação e reconhecimento de um curso on-line e um curso presencial, há ainda muito preconceito no Brasil, embora isso vá mudar em longo prazo.
    É incrível a quantidade de “professores super-especializados” que não se preocupam em entender como funcionam certas tecnologias – que poderiam ser usadas em prol do ensino a distância. Essas pessoas muitas vezes não conseguem aplicar outra metodologia além daquela que foi passada à ele no passado, ficando estagnadas no tempo.
    Da mesma forma encontramos profissionais com excelentes conhecimentos técnicos sobre determinado assunto mas que não conseguem “passar o conteúdo” à diante, pois não se preocupam em melhorar/adequar sua didática ao curso.

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  3. A inexistência ou deficiência de interação pessoal entre professor e alunos, tão importante para o crescimento tanto pessoal quanto profissional de ambos, não existe. Embora o computador esteja cada vez mais amigável e popular, os softwares de educação à distância não são ainda tão amigáveis, o que ainda é um grande empecilho à adesão de muita gente.
    Na EAD, o aluno estuda distante do professor e, às vezes, dos colegas. Isso exige um grau de maturidade que permite ao aluno gerenciar seu tempo e fixar as metas de estudo para si próprio, apesar das pressões do trabalho e da vida diária. É preciso, também, que o aluno se organize para o estudo, selecionando local e mantendo os materiais de estudo e de comunicação de forma adequada.

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